“Cuidado com sua imagem para não parar no banco de reserva”
A estória apresentada a seguir foi baseada em fatos reais e, caso você se reconheça em parte dela, que tal dar uma olhada para sua "imagem" por uma nova ótica ?.
O encantamento
Rafael, jovem executivo de sucesso, currículo notável, cursos de MBA e vivência internacional, fluentes em mais de 2 idiomas, exercia cargo de liderança, trabalhava em uma empresa multinacional de grande porte
Ao longo dos anos, a empresa crescia, resultados cada vez melhores e o desempenho de Rafael chamava a atenção de seus superiores. Como recompensa, elogios, mais desafios, promoções, bônus anuais, e, por fim, um cargo executivo importante na empresa.
No entanto, com as mudanças das perspectivas econômicas e política do pais nos últimos anos, a empresa teve que revisar seu quadro de funcionários para ser mais competitiva. A receita diminua e os custos falaram mais alto.
Via de regra, quando o peso estrutura fala mais alto, o quadro de funcionários é um dos primeiros alvos a receber destaque.
A mudança
Rafael hoje se encontra desligado da empresa que foi durante 15 anos sua referência e agora faz parte de uma estatística importante em nosso pais. "crescimento do desemprego representa 70% dos novos usuários do LinkedIn".*
Não diferente de muitas outras estórias, durante todos esses anos, apesar de ter se dedicado a entregar o seu melhor para a empresa, no momento encontra-se diante de um novo desafio, a sair de uma situação de conforto na busca de novos horizontes
Adaptar-se à nova realidade é imperativo no atual ambiente competitivo, com economia em compasso de espera e o peso de mais de 14 milhões de desempregados. Mesmo com toda competência, é difícil recomeçar, encontrar uma oportunidade, nova jornada ou, por que não, empreender?
A auto-avaliação
Por recomendação de um colega, Rafael buscou ajuda através de um consultoria especializada em Outplacement para dar início a este processo de recolocação no mercado: revitalização de contatos, revisão de currículo, enfim, buscar de novas alternativas. Além do planejamento estratégico e explorar formas criativas de se apresentar ao mercado, Rafael precisava reavaliar sua imagem profissional.
"É chegada a hora de provar ao mercado seu valor " Apesar de parecer uma questão simples, nem sempre a imagem que temos de nós mesmos é a mesma que OS OUTROS nos enxergam: “afinal quem sou eu?”, ex-funcionário da empresa "X"?, ex-gerente da empresa "Z"?, “Como o mercado me conhece?”, “Será que tenho consciência da imagem que colegas de trabalho, superiores e subordinados têm de mim?”
Na busca por novos caminhos, consultores aconselham a avaliar sua imagem nas redes sociais.
Ela está de acordo? Transmite realmente a sua personalidade? Como demonstrar seu profissionalismo e credibilidade?
Com esses questionamentos em sua mente, começa um processo de auto-avaliação que, apesar das dificuldades e sofrimentos encontrados no caminho, possui potencial para alavancar oportunidades e abrir portas por trajetórias nem imaginadas até momentos atrás.
E assim, Rafael aprendeu a melhor lidar com sua auto-imagem perante futuros empregadores, headhunters e mercado, compreendeu a importância e contribuição da boa imagem tanto para ser visto quanto para influenciar pessoas, o chamado “Personal Branding”, onde a sua imagem proporciona uma análise positiva a partir do primeiro momento de sua apresentação, hoje, por muitas vezes, via web.
Entendendo a sistemática da nova ordem digital, não basta SER profissional, é preciso TAMBÉM trabalhar sua imagem e a forma de APRESENTAR sua credibilidade, e Rafael compreendeu a importância da imagem para criação de SUA marca pessoal.
A imagem de si próprio nunca mais será a mesma
A trajetória de Rafael é somente um dos inúmeros executivos que conheço, apenas um dos inúmeros ex-executivos de grande multinacionais que por muitos anos "vestiu a camisa da empresa, mas esqueceu de investir na imagem de sua própria empresa - Rafael Ltda".
Transmitir valores intangíveis como credibilidade e confiança através de uma boa imagem torna-se uma ferramenta importante para profissionais e empresas que desejam se destacar. Construir uma marca, comunicar-se com o mercado e ser percebido como tal, este é o diferencial.
Assim como Rafael, o quanto você está preparado para ser lembrado? Na sua nova jornada, seu retrato está de acordo com o caminho profissional almejado? Convido você a uma reflexão sobre sua própria imagem e a entender como as pessoas estão lidando com sua imagem profissional.
E que essa consciência gere frutos não só para momentos de turbulência, mas para sua carreira, de forma que o banco de reserva seja uma escolha sua, e não mais dos outros.
Obrigada pela sua leitura !
Luciana Villaça
Fotógrafa de Retratos Corporativos
Fontes:
Linkedin Abril 2017: http://veja.abril.com.br/economia/linkedin-alcanca-marca-de-29-milhoes-de-usuarios-no-brasil/
LinkedIn Abril 2016: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/05/linkedin-tem-crescimento-de-25-em-base-de-usuarios-no-brasil-20160505175013345050.html
Desemprego Abril2016: http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/05/desemprego-fica-em-112-no-trimestre-encerrado-em-abril-diz-ibge.html
Desemprego Abril2017: http://g1.globo.com/economia/noticia/desemprego-fica-em-137-no-1-trimestre-de-2017.ghtml